Na primeira semana de Novembro de 2024, recebemos denúncias graves e revoltantes dos trabalhadores rodoviários sobre as condições de trabalho precárias que estão submetidos no transporte público de Belo Horizonte e Região Metropolitana, particularmente quanto ao adoecimento psicológico e psquiátrico dos motoristas de ônibus.
A denúncia consistia de um motorista que estava afastado há sete meses da profissão, e o INSS alegou, por meio de perícia médica, que o trabalhador estava “apto a retornar ao trabalho”. Em tom de deboche, no áudio um dos trabalhadores denuncia: “O médico do INSS, né? Maravilhoso o INSS. Esse INSS é terrível! Quem precisou e precisa, sabe como é que é.”
O motorista, apto a trabalhar segundo a perícia médica, primeiro tentou se jogar da janela do segundo andar da garagem em que os ônibus estavam, depois, entrou em um dos veículos e começou a investir contra outros ônibus da garagem. Um áudio de outro motorista que testemunhou o ocorrido, relata a injusta repressão que o trabalhador fora de si sofreu: “chamaram a polícia para conter ele, deram tiro nele lá de negócio de eletricidade lá, para conter ele porque ele estava ameaçando as pessoas lá”.
Um dos áudios ilustra bem a situação atual dos motoristas no transporte público em BH: “Infelizmente, é uma profissão que está abandonada. Motorista de ônibus. Dirige, cobra, auxilia o idoso, auxilia o cadeirante. O motorista é o faz tudo.” Outro motorista corrobora da situação: “Acúmulo de função e o estresse são cada vez ao excesso de função, excesso de pressão, baixo salário, o desgaste emocional, o desgaste físico, o desgaste psicológico, um monte de caralho de negócio sendo um motorista. O motorista é o faz-tudo, é o bosta, o motorista é o bosta da garagem.”
O motorista que passou pelo surto psicótico foi hospitalizado e não houveram vítimas durante as ações do trabalhador.
É uma contradição gritante que os motoristas de ônibus estejam passando por situações trágicas como essa ao mesmo tempo que vemos, por exemplo, a verba pública destinada ao transporte público, os tais “subsídios”, aumentar 50% no 1º semestre de 2024.
Devemos denunciar a remuneração complementar que a prefeitura disponibiliza às máfias dos transporte público. De acordo com a lei, essa remuneração complementar (renda extra que as empresas de transporte obtém da prefeitura, além do pagamento das passagens) é feita de acordo com a “qualidade” e km rodados pelas empresas.
Essa situação faz com que as empresas intensifiquem a jornada de trabalho dos motoristas assediados e coagidos para que façam cada vez mais viagens para aumentar a renda complementar disponibilizada pela prefeitura. Um dos áudios reflete bem essa pressão sobre os motoristas denunciando que: “E acha um monte de gente que vai encher o saco com os veículos em péssimas condições, pressão em cima do cara o tempo todo.”
Não foram poucos os casos nesse ano de acidentes com os ônibus, descritos como veículos em péssimas condições no áudio. No dia 12 de Outubro de 2024, um ônibus Move (linha de BH) prensou um carro e matou duas pessoas. Segundo o motorista do coletivo, houve falha mecânica e não conseguiu frear². Mais recentemente, 7 de novembro, um ônibus pegou fogo e de acordo com a própria Polícia Militar, a suspeita é que o incêndio tenha sido causado por falha mecânica³ também. Denunciamos, todos os sábados no programa de rádio Tribuna do Trabalhador, a situação do transporte público para o Morro Alto (bairro operário de Vespasiano, região metropolitana): ônibus lotados, sem ar condicionado, com regulares atrasos nos horários, frota reduzida etc. Não são poucos os exemplos que demonstram a situação precária que os ônibus estão submetidos em BH e região metropolitana.
Hora de abandonar as ilusões e ir à luta!
Diante de toda essa situação de abusos e humilhações, convocamos os motoristas do transporte de Belo Horizonte e região metropolitana a lutarem por seus direitos!
Com a luta classista, combativa e independente, podemos tudo companheiros! Esperar que os patrões deem melhores condições para nossa classe sem luta, ou apenas negociando como esses “dirigentes” sindicais adoram fazer, é pura ilusão! Precisamos conversar com nossos colegas nas garagens, fazer um burburinho longe dos olhos e ouvidos dos patrões e daqueles que se dizem representantes da categoria no Sindicato dos Trabalhadores em Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH) e apenas traficam com seus interesses!
Devemos ter como norte a grandiosa manifestação que os moradores de Ribeirão das Neves (Região metropolitana de BH) realizaram no Terminal Justinópolis em 2023 bloqueando sua entrada por várias horas, e obtendo vitórias significativas após esta demonstração de força. Além disso, buscarmos nos unir a outras categorias em luta, tendo como objetivo construir uma grande Greve Geral de Resistência Nacional, para botar abaixo a “reforma” trabalhista, “reforma” da Previdência, e todas as medidas reacionárias que os sucessivos governos de turno vem aplicando contra os trabalhadores!
Companheiros e companheiras, essa é a hora! Podemos e devemos!
VIVA A LUTA CLASSISTA E COMBATIVA!
ABAIXO O OPORTUNISMO DA “DIRETORIA” DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RODOVIÁRIOS (STTRBH)!
PELA GREVE GERAL DE RESISTÊNCIA NACIONAL!
Notas:
4 https://www.em.com.br/gerais/2024/10/6963654-duas-pessoas-morrem-em-carro-prensado-por-onibus-do-move-em-bh.html
Faça um comentário